terça-feira, 5 de outubro de 2010

Asunción

Assunção, em castelhano: Asunción (de seu nome completo: Nuestra Señora de la Asunción) é a capital e maior cidade do Paraguai. Tem os mesmos problemas de outras cidades grandes da América Latina, mas a cidade possui seus encantos.



Localiza-se às margens do rio Paraguai, no sul, constituindo-se ainda no principal porto fluvial e centro industrial e cultural do país.

A sua população é de aproximadamente 530 mil habitantes (2009), e mais de 1,5 milhão na sua região metropolitana, o que a torna a cidade mais populosa do país.

O clima do Paraguai é subtropical. Na cidade de Asunción, as temperaturas médias variam entre 17°C em julho e podendo chegar fácil a casa dos 40°C em janeiro.

Se o espanhol constitui como língua oficial, uma grande parte da população fala o guarani, que foi reconhecido como língua nacional em 1967 e como língua oficial em 1992.

As principais universidades da cidade são a Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (privada), dirigida pela Igreja católica e localizada ao centro da cidade, e a Universidad Nacional de Asunción (estatal) na cidade de San Lorenzo.

Apesar de haver uma grande diferença entre ricos e pobres, não há muitos problemas de assaltos e violência, e o povo, independentemente da classe social, costuma ser muito hospitaleiro e gentil, sempre pronto para ajudar!

A Avenida Marechal Francisco Solano López é uma Avenida que começa no centro de Assunção, passa pela cidade de Fernando de La Mora e acaba na cidade de San Lorenzo. É uma das vias de acesso mais importantes à capital paraguaia; na maior parte do seu percorrido possui um boulevard com árvores bastante grandes e muito agradáveis à vista, sendo o ipê o mais vistoso, já que quando floresce oferece um espetáculo natural único.

Muita gente torce o nariz quando ouve falar no Paraguai, porque a imagem que muitos brasileiros têm do país é o que vemos na Cidade do Leste, fronteira com Foz do Iguaçu. Mas Assunção, a capital, é bem diferente e oferece várias opções de passeios para seus turistas.

Quem gosta de fazer compras irá adorar os vários shoppings de Assunção, que oferecem lojas de várias marcas famosas, mas com um fluxo de pessoas e organização bem melhor do que muitos centros de compras brasileiros. A capital possui ainda, um aeroporto Internacional, o Silvio Pettirossi, (que assim como o de Curitiba, não fica na cidade, e sim no subúrbio, em Luque).

P.s.: faltam 2 dias =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário